Categorías

Comentarios recientes

    Foro

    Redes

    Òscar Selfa i Perona

    http://www.linkedin.com/img/signature/icon_in_blue_14x14.gif Perfil profesional

    português

    Léxico da Galiza incluído no Vocabulário da Priberam

     

    Vocabulário da Priberam

    Vocabulário da Priberam

     

    Com a inclusão do léxico da Galiza no seu vocabulário, a Priberam expande ainda mais a oferta de ferramentas linguísticas, com recursos de mais variedades do português, para além do português europeu e do português do Brasil.
    Lisboa, 27 de Abril de 2010 – O Vocabulário da Priberam, empresa portuguesa especialista na concepção e desenvolvimento de software, integra, a partir de hoje, conteúdos da norma galega do português. O Protocolo de Cooperação entre a Priberam e a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) foi assinado ontem e divulgado esta manhã durante o Seminário «A Língua Portuguesa no século XXI: Desafios e Oportunidades» que decorre no ISCTE, em Lisboa.O Protocolo de Cooperação entre a Priberam e a AGLP tem como objectivo a integração nas bases de dados e programas informáticos da Priberam conteúdos da norma galega do português, nomeadamente informação lexical, semântica, de sintaxe e fraseologia. Prevê ainda a actualização regular do léxico e a elaboração das suas definições, que serão integradas no Dicionário Priberam e noutros produtos desenvolvidos por esta empresa.

    Com a inclusão do léxico da Galiza no seu vocabulário a Priberam expande ainda mais a oferta de ferramentas linguísticas, com recursos de mais variedades do português, para além do português europeu e do português do Brasil. Deste primeiro passo, constam mais de 1200 palavras e as respectivas flexões, de uso corrente na fala quotidiana ou na língua literária da Galiza. Estas palavras podem ser consultadas a partir de hoje no Vocabulário da Priberam (disponível em www.flip.pt/vocabulario).

    “Com mais de um milhão de páginas vistas por dia, o Dicionário Priberam é o dicionário de língua portuguesa mais visitado na Internet. Espanha é o quarto país em termos de visitantes e entre as cidades espanholas com maior número de visitantes encontram-se Santiago de Compostela, Corunha e Vigo que ocupam, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto lugares”, explicou Carlos Amaral, administrador da Priberam justificando ser este um dos fortes motivos que conduziram à formalização do protocolo de colaboração com a AGLP.

    O Presidente da Academia Galega, Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha, salientou a importância da colaboração com a Priberam como “um passo importante na senda da normalidade e do reconhecimento do galego, dentro e fora da Galiza, como variedade da língua comum. A comunidade linguística galega não é uma ilha isolada no mundo, faz parte de uma comunidade de mais de 200 milhões de falantes. Esta é uma vantagem que devemos saber aproveitar”. Quanto aos efeitos práticos desta colaboração, indicou que a inclusão das características galegas na norma comum, nomeadamente do léxico de uso geral na Galiza, “vai facilitar o seu uso normal na Galiza através dos produtos informáticos mais inovadores, como os corretores ortográficos desenvolvidos pela Priberam, reforçando o prestígio do galego e da comunidade linguística”.

    A responsabilidade deste trabalho corresponde à Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia Galega da Língua Portuguesa, coordenada pelo professor António Gil Hernández, que indicou o facto de ser esta a terceira versão do Léxico, ampliado e corrigido relativamente à edição apresentada em 14 de Abril de 2009 na Academia das Ciências de Lisboa, em sessão conjunta com a Academia Brasileira de Letras. As mais de 1200 palavras foram classificadas e incluídas no léxico da Priberam pela equipa linguística da empresa.

    A Priberam é actualmente a empresa líder no mercado global dos fornecedores de tecnologias e recursos para o português, com produtos de referência como o FLiP 7 e o Novo Corretor Aurélio 2, disponibilizando ainda diversos serviços gratuitos on-line como auxiliares de tradução, conjugadores, conversores para o Acordo Ortográfico, correctores ortográficos e sintácticos, o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, um serviço de dúvidas linguísticas e o vocabulário.

    Sobre a Priberam:

    A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software tendo-se destacado principalmente pelos produtos que comercializa em quatro áreas: o processamento computacional da língua, os sistemas de gestão de conhecimento jurídico, os motores de pesquisa semânticos e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

    Fundada em 1989, a Priberam iniciou a sua actividade na área das bases de dados jurídicas em 1991 e começou a investir no desenvolvimento de recursos e tecnologias linguísticas para o português em 1992. Só mais tarde é que a empresa marcou presença na área da saúde, com o sistema integrado de gestão de clínicas de oftalmologia OptiX. O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

    A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Desde 2007, a Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC.

    Mais informações em www.priberam.pt e www.flip.pt.

    Concurso de Cartazes EOI Valência Carnaval 2008

    Este ano, os departamentos de português e francês da Escola de Línguas de Valência conmemoraram o carnaval de uma manera bem especial e legal.

    A coisa foi assim: eles fizeram una festa de fantasia e uma banda de percusão brasileira acompahou. Eu não lembro bem o nome deles, mas eu acho que era «Terça Feira» o uma coisa assim.

    Além de isso também fizeram um concurso de cartazes, eu partecipei e, ganhei! eu sei que não é muito sério mas fiz ilusião para mim por causa de que eu nunca tive ganhado um premio de desenho desde que era criança.

    O premio foi bom, 50€ para gastar em livros. Os meus livros de português para 2008-2009 vam ser de graça!

    Este foi o cartaz ganhador:

    cartaz carnaval 2008