Categorías

Comentarios recientes

    Foro

    Redes

    Òscar Selfa i Perona

    http://www.linkedin.com/img/signature/icon_in_blue_14x14.gif Perfil profesional

    Archivo mensual: junio 2010

    Léxico da Galiza incluído no Vocabulário da Priberam

     

    Vocabulário da Priberam

    Vocabulário da Priberam

     

    Com a inclusão do léxico da Galiza no seu vocabulário, a Priberam expande ainda mais a oferta de ferramentas linguísticas, com recursos de mais variedades do português, para além do português europeu e do português do Brasil.
    Lisboa, 27 de Abril de 2010 – O Vocabulário da Priberam, empresa portuguesa especialista na concepção e desenvolvimento de software, integra, a partir de hoje, conteúdos da norma galega do português. O Protocolo de Cooperação entre a Priberam e a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) foi assinado ontem e divulgado esta manhã durante o Seminário «A Língua Portuguesa no século XXI: Desafios e Oportunidades» que decorre no ISCTE, em Lisboa.O Protocolo de Cooperação entre a Priberam e a AGLP tem como objectivo a integração nas bases de dados e programas informáticos da Priberam conteúdos da norma galega do português, nomeadamente informação lexical, semântica, de sintaxe e fraseologia. Prevê ainda a actualização regular do léxico e a elaboração das suas definições, que serão integradas no Dicionário Priberam e noutros produtos desenvolvidos por esta empresa.

    Com a inclusão do léxico da Galiza no seu vocabulário a Priberam expande ainda mais a oferta de ferramentas linguísticas, com recursos de mais variedades do português, para além do português europeu e do português do Brasil. Deste primeiro passo, constam mais de 1200 palavras e as respectivas flexões, de uso corrente na fala quotidiana ou na língua literária da Galiza. Estas palavras podem ser consultadas a partir de hoje no Vocabulário da Priberam (disponível em www.flip.pt/vocabulario).

    “Com mais de um milhão de páginas vistas por dia, o Dicionário Priberam é o dicionário de língua portuguesa mais visitado na Internet. Espanha é o quarto país em termos de visitantes e entre as cidades espanholas com maior número de visitantes encontram-se Santiago de Compostela, Corunha e Vigo que ocupam, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto lugares”, explicou Carlos Amaral, administrador da Priberam justificando ser este um dos fortes motivos que conduziram à formalização do protocolo de colaboração com a AGLP.

    O Presidente da Academia Galega, Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha, salientou a importância da colaboração com a Priberam como “um passo importante na senda da normalidade e do reconhecimento do galego, dentro e fora da Galiza, como variedade da língua comum. A comunidade linguística galega não é uma ilha isolada no mundo, faz parte de uma comunidade de mais de 200 milhões de falantes. Esta é uma vantagem que devemos saber aproveitar”. Quanto aos efeitos práticos desta colaboração, indicou que a inclusão das características galegas na norma comum, nomeadamente do léxico de uso geral na Galiza, “vai facilitar o seu uso normal na Galiza através dos produtos informáticos mais inovadores, como os corretores ortográficos desenvolvidos pela Priberam, reforçando o prestígio do galego e da comunidade linguística”.

    A responsabilidade deste trabalho corresponde à Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia Galega da Língua Portuguesa, coordenada pelo professor António Gil Hernández, que indicou o facto de ser esta a terceira versão do Léxico, ampliado e corrigido relativamente à edição apresentada em 14 de Abril de 2009 na Academia das Ciências de Lisboa, em sessão conjunta com a Academia Brasileira de Letras. As mais de 1200 palavras foram classificadas e incluídas no léxico da Priberam pela equipa linguística da empresa.

    A Priberam é actualmente a empresa líder no mercado global dos fornecedores de tecnologias e recursos para o português, com produtos de referência como o FLiP 7 e o Novo Corretor Aurélio 2, disponibilizando ainda diversos serviços gratuitos on-line como auxiliares de tradução, conjugadores, conversores para o Acordo Ortográfico, correctores ortográficos e sintácticos, o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, um serviço de dúvidas linguísticas e o vocabulário.

    Sobre a Priberam:

    A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software tendo-se destacado principalmente pelos produtos que comercializa em quatro áreas: o processamento computacional da língua, os sistemas de gestão de conhecimento jurídico, os motores de pesquisa semânticos e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

    Fundada em 1989, a Priberam iniciou a sua actividade na área das bases de dados jurídicas em 1991 e começou a investir no desenvolvimento de recursos e tecnologias linguísticas para o português em 1992. Só mais tarde é que a empresa marcou presença na área da saúde, com o sistema integrado de gestão de clínicas de oftalmologia OptiX. O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

    A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Desde 2007, a Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC.

    Mais informações em www.priberam.pt e www.flip.pt.

    La supuesta muerte del rapero Eminem, el nuevo gancho del troyano ZBOT


    TrendLabs, el centro de investigación global de Trend Micro, ha detectado una variante de ZBOT que envía mensajes de email en los que se hace referencia a la muerte de la estrella del rap Eminem. El correo electrónico utiliza una imagen para mostrar este mensaje de spam, que aparentemente es enviado desde la cadena de televisión CBS News, donde se informa al receptor sobre el accidente de coche que supuestamente ha sufrido la estrella.
    Es entonces cuando a los receptores se les persuade para acceder a un link en caso de que deseen ver un vídeo para conocer más información sobre el accidente. En lugar de ser dirigidos a un link de vídeo, los usuarios son redireccionados a una página que descarga un archivo .exe. El archivo que se autodescarga es un troyano. Una vez que el usuario es infectado, el troyano procede a robar las credenciales de registro de banca online del usuario, así como sus cuentas en redes sociales, cuentas de correo electrónico, etc.

     
    “Este es otro ejemplo de cómo los criminales se aprovechan, o incluso son los responsables de propagar el temor o la incertidumbre para extender sus aplicaciones maliciosas”, afirma Rik Ferguson, Consultor Senior de Seguridad de Trend Micro. “Si una noticia no puede ser encontrada eso no impide que esta salga a la luz. En este sentido, es importante tratar todos los rumores con escepticismo y tratar todos los links con precaución, incluso aquellos que procedan de un motor de búsqueda popular. Si cualquier evento es lo suficientemente noticiable, el usuario podrá encontrar detalles en la web sobre la noticia al respecto, pero siempre debe asegurarse de que es él quién escribe las direcciones o que utiliza sus propias direcciones de Internet”.

     

     

    Datos de contacto

    Trend Micro

     

    917131810

    informacion@01consulting.com